A computação em nuvem consiste no fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência pela Internet para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala.
Ou seja, os arquivos e programas que executam tarefas podem ser acessadas pela internet.
Por Que Usar Computação Em Nuvem Na Empresa
Sem essa tecnologia, é necessário fazer o download dos aplicativos, instalar no computador e executar o programa.
A computação em nuvem dispensa estes procedimentos, uma vez que os dados referentes ao programa que está sendo usado estão disponíveis em uma estrutura de rede. É só acessar e começar a usar.
Depois que o usuário estiver online, ele já pode usar as ferramentas disponíveis em nuvem, como também pode salvar arquivos que podem ser acessados de qualquer local, basta ter acesso à internet.
Vantagens da Computação Em Nuvem
Desde que esteja online, é possível buscar em um servidor um aplicativo e salvar diversos dados, desde os mais leves aos mais pesados, desde simples editores de texto até jogos e editores de vídeo, tudo isso disponível em nuvem, exigindo muito menos do computador do usuário, que precisa apenas de periféricos e de um monitor para a representação gráfica do programa.
Origem da Cloud Computing
Historicamente, a tecnologia da computação em nuvem começou a ser criada em 1960, quando o cientista americano John McCarthy começou a desenvolver os primeiros conceitos a respeito de “inteligência artificial”.
O termo “nuvem” foi criado nos anos de 1990, ganhando força a partir dos anos 2000, quando serviços de cloud computing começaram a ser oferecidos aos clientes.
Fornecedoras de Computação Em Nuvem
Empresas referência em tecnologia da informação já adotaram a computação em nuvem, como é o caso do Google. No Gmail, o usuário tem diversas ferramentas que funcionam com computação em nuvem, como é o caso do Google Talk e Google Docs.
O Google Docs oferece programa de edição de textos, muito parecido com o pacote Office. Para usar os editores de textos, planilhas e slides, não é preciso baixar e instalar os programas. Eles estão disponíveis para quem tem acesso pela internet, muito simples, prático e rápido.
Outro exemplo do Google é o Maps, onde é possível criar roteiros completos, utilizando um ponto de referência e um destino.
Fale Com a Mais IT
Precisa de soluções avançadas em nuvem para sua empresa? Fale com a Mais IT hoje mesmo!
Contato: [email protected]