O departamento de TI (Tecnologia da Informação) de uma empresa pode ser considerado o centro de controle da produtividade e das operações de diversos negócios. Terceirizar os processos de TI tem sido a escolha de muitas organizações, que buscam mais eficiência, suporte remoto e presencial, manutenções periódicas, mais segurança da informação e help desk de elevado desempenho. Além disso, ao apostar na terceirização é possível reduzir custos operacionais e ter a certeza de que qualquer ocorrência urgente poderá ser atendida prontamente, sempre que necessário.
A TI está presente em várias atividades importantes desempenhadas por equipes de trabalho. Ela é fundamental nos bancos de dados, nas redes de computadores e internet, na comunicação interna, na troca de e-mails entre a equipe e os clientes, nas rotinas de impressão, na manutenção e atualização de computadores, softwares e antivírus, na gestão de servidores e storages, entre outras atividades de essencial importância nas empresas.
Terceirizar o setor de TI é uma decisão inteligente, mas que precisa ser tomada com cuidado, pois é imprescindível conhecer a reputação e a atuação da empresa de TI antes de fechar um contrato. Isso acontece justamente por que a TI é uma área estratégica e precisa ficar nas mãos de pessoas confiáveis, experientes e com profundo conhecimento sobre as tecnologias e inovações do setor.
O que avaliar no momento de contratar uma empresa de TI?
O primeiro ponto a ser avaliado é o nível de sigilo e credibilidade que a empresa transmite. Como a terceirizada de TI terá acesso a informações importantes da empresa, como dados e senhas, é fundamental que ela garanta a segurança e o sigilo de todas essas informações. Essa é uma condição que deve estar prevista em contrato.
Outra questão que deve ser considerada primordial na contratação de uma empresa de TI é a qualificação de seus profissionais. Os consultores de TI precisam ser constantemente treinados e atualizados para oferecerem sempre o melhor suporte possível para a empresa contratante.
Um quesito que também merece atenção é a experiência da empresa de TI no mercado. Vale a pena pesquisar, buscar recomendações, saber o que os clientes que já utilizam os serviços pensam da empresa, buscar possíveis reclamações na internet, em portais como o Reclame Aqui, e solicitar o portfólio dos projetos já realizados e dos clientes já atendidos pela empresa de TI.
Por fim, mas não menos importante, é fundamental verificar as certificações que a empresa de TI possui. Saber que uma terceirizada de TI conta com certificações Microsoft, tecnologia de ponta e estratégias sólidas na área é um bom caminho para estabelecer uma parceria eficiente e de confiança.
Em geral, as consultorias de TI e as empresas terceirizadas que prestam suporte de TI ajudam a agregar valor aos negócios, além de elevarem o nível de produtividade e segurança nos processos e atividades empresariais. Os profissionais de TI têm conhecimentos específicos, que contribuem para que as empresas se tornem mais competitivas e produtivas e alcancem mais rapidamente seus objetivos.
É muito importante também que, junto com o contrato de prestação de serviços, a empresa de TI tenha que assinar um acordo de confidencialidade, pois, dessa maneira, as informações confidenciais e estratégicas da contratante estarão resguardadas e protegidas.
Outros cuidados essenciais ao contratar uma empresa de TI
Abaixo, segue uma lista com o resumo dos principais cuidados que uma organização deve ter no momento de contratar uma empresa de TI. Confira:
- Buscar referências sobre a prestadora dos serviços de TI em redes sociais, fóruns e Reclame Aqui;
- Ter certeza de que os profissionais de TI são certificados e preparados para trabalhar com diversos tipos de sistemas, softwares e linguagens;
- Analisar o portfólio de clientes e os níveis de complexidade dos projetos e serviços já executados;
- Avaliar os cases de sucesso da empresa de TI;
- Formalizar o acordo de confidencialidade;
Também é recomendado que a empresa de TI seja capaz de realizar as adequações necessárias no departamento de tecnologia da informação para que as principais demandas da organização sejam atendidas. Antes de contratar, avalie tudo o que a empresa de TI pode oferecer e converse detalhadamente sobre necessidades e expectativas.